Monomito: Jornada do Herói

13:11 7 Comments


Oi gente, desculpa pelo meu desaparecimento ): Mas vamos ao post, você já parou pra pensar que muita das histórias que você conhece/gosta se parecem muito? E chegou até a imaginar que uma copiou a outra? Então pode ser que elas estejam ligads ao Monomito. Mas o que é esse Monomito? Segundo o Wikipedia:
"O monomito (às vezes chamado de "Jornada do Herói") é um conceito de jornada cíclica presente em mitos, de acordo com o antropólogo Joseph Campbell [...] Isto foi estabelecido por Joseph Campbell na primeira parte de O Herói de Mil Faces, intitulada "A Aventura do Herói". A tese do autor é de que todos os mitos seguem essa estrutura em algum grau. Para citar vários exemplos, as histórias de Prometeu, Osíris, Buda e Jesus Cristo todas seguem este paradigma."
Pelas pesquisas feitas por Campbell, sua primeira observação foi que, em todas as histórias, existe um herói e que a narrativa gira em torno de suas peripécias. Nem sempre o herói é um ser humano, podendo ser um grupo de pessoas, um animal ou uma figura mitológica. Campbell desenvolveu uma estrutura de eventos que demonstra que o herói passa por doze etapas:


Clique aqui se quiser saber detalhadamente sobre cada etapa. Como puderam ver o padrão do monomito foi usado para a criação de diversas sagas famosas que conhecemos hoje como Star Wars, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Percy Jackson etc. Vocês já conheciam a Jornada do herói? Comente (:

Ste

A ideia era escrever algo legal aqui mas não deu.

7 comentários:

  1. Sempre reparei isso nas histórias mas não sabia que tinha um nome pra isso! Gostei, muito interessante, com certeza vou pesquisar mais ;D

    lovelyblogcarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia isso dai .. mas percebi que as histórias tem suas semelhanças .. bem interessante esse estudo .. um exemplo disso é Game of Thrones e Senhor do Anéis!

    animesjaychan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que interessante. Não conhecia essa jornada do herói, mas realmente, todas essas histórias, pegam como semelhança, essa mesma linhagem para a vitória do personagem principal.

    Beijos, Fernanda.
    www.meianoiteequinze.com

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkk
    e pior que não são só essas... tem muitas histórias gêmeas por aí né xD

    fico feliz que tenha ajudado amor :)

    Quando precisar, to aqui o/

    http://amandyces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey tem um desafio para você lá no blog:

    http://animesjaychan.blogspot.com.br/2013/10/tag-desafio-eu-e-musica.html#more

    Kissu ♥

    ResponderExcluir
  6. Hey Steh deixei uma TAG para você..

    http://animesjaychan.blogspot.com.br/2013/11/tag-sou-contra-o-plagio.html

    ResponderExcluir
  7. Wow, que legal, essa eu não conhecia, auhau -.-
    E bate certinho com Percy Jackson, que é a saga do heroi que eu estou lendo atualmente *u*
    beijos e que Deus te abençõe ♡ Blog Like a Rock, Like a Roll (clique) | Fan page|Pesquisa | Espaço dos leitores (envie fotos, looks, covers, makes, etc..)

    ResponderExcluir